Autenticações

O que é?

É a reprodução de um documento na qual o tabelião atesta que se trata de cópia fiel ao documento original e que conserva todos os sinais característicos e necessários à sua identificação, obtendo o mesmo valor do documento original

A Autenticação de Cópias diz respeito à reprodução (xerox) de um documento, na qual o tabelião atesta que se trata de cópia fiel ao documento original e que conserva todos os sinais característicos e necessários à sua identificação, tendo assim, o mesmo valor do documento original.

Como é feita?

Basta a pessoa apresentar o documento original no Tabelionato de Notas e solicitar a cópia autenticada. A reprodução do documento original pode ser feita no tabelionato ou fornecida pelo interessado junto com o documento original, que em seguida, é conferida com o documento original para verificar se a cópia conserva seus elementos identificadores. Por fim, é aposto um selo de autenticidade, carimbo e assinatura do encarregado pela autenticação.

A cópia autenticada só pode ser feita mediante apresentação de documentos originais, por isso, não é possível utilizar cópia de documento para realizar nova autenticação. É vedada a Autenticação de Cópia se o documento original obter rasuras, tiver sido adulterado por raspagem ou corretivo, bem como contiver escrito a lápis, ou também se o documento estiver replastificado.

 

Autenticação de Cópias Eletrônicas

O que é materialização?

Trata-se da autenticação da cópia em papel de um documento eletrônico. Isso significa declarar que a cópia (em papel) está igual ao documento eletrônico apresentado. A autenticação faz prova plena do fato de que a cópia é idêntica ao documento.

Como é feita?

O documento eletrônico deve ser entregue em mídia no setor de autenticações. O Tabelião irá atestar a autenticidade, fazendo a análise da assinatura digital ou código de autenticidade e, sem seguida, imprime o documento em papel para fazer a autenticação.

O que a desmaterialização?

É a autenticação eletrônica de um documento impresso em papel. Isso significa declarar que a cópia (eletrônica) está igual ao documento em papel apresentado. A autenticação faz prova plena do fato de que a cópia é idêntica ao documento.

Como é feita?

O documento em papel deve ser entregue no setor de autenticações do Cartório. O tabelião irá fazer a análise detida do original e a digitalização do documento. Em seguida, o preposto acessa a CENAD* e faz a autenticação.

*CENAD é a Central Notarial de Autenticação Digital, que permite autenticar digitalmente um documento e realizar a verificação de sua autenticidade.

Quanto custa?

O preço é tabelado por lei em todos os cartórios do País. Para verificar os valores, consulte a tabela de emolumentos e taxas: Clique aqui para fazer o download da tabela